Estilo de Vida do Político e Jurista Rui Barbosa no Rio de Janeiro
Rui Barbosa é um dos políticos mais conhecidos da história do Brasil, sendo difícil encontrar alguma cidade onde não exista uma rua importante ou uma praça com o nome de Rui Barbosa.
É Baiano de Salvador, nascido em 1849, formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo.
Em 1872 iniciou-se no jornalismo, em 1877 foi eleito deputado para a Assembléia da Baía, e em 1879 foi eleito para a Assembléia Legislativa da Corte Imperial e a partir de então passou a morar no Rio de Janeiro, então capital federal. Rui Barbosa foi abolicionista e defensor dos direitos civis.
Era um exímio orador, advogado e jurista brilhante, jornalista defensor das liberdades civis, estudioso da língua portuguesa, e foi 2 vezes candidato à Presidência da República.
Foi abolicionista, e depois tomou parte na corrente que era a favor da República e contrária à Monarquia Constituicional.
Uma vez proclamada a República, Rui Barbosa foi Ministro da Fazenda do primeiro gabinete e governo da Republica.
Ficou também conhecido como "O Águia de Haia", quando em 1907 representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional de Paz, tendo nos ultimos anos de sua vida, sido eleito para Juiz daquela Corte Internacional.
Rui Barbosa era um estudioso da lingua Portuguesa e foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, tendo sido autor de vários livros notáveis.
(1) Rui Barbosa e sua esposa em um Laudau, carro de tração animal, em viagem durante a Campanha Civilista de 1909 (campanha à presidência da república). Dois cocheiro bem trajados e de cartolas como era costume de época, conduziam a veículo. Foto do acervo Casa de Rui Barbosa.
(2) Em sua casa de Botafogo, Rui Barbosa mantinha uma grande biblioteca. As estantes foram expandindo-se por vários comodos. Rui Barbosa mantinha um funcionário encadernador, especialmente para cuidar dos livros, mantendo uma oficina para tal no porão da casa.
(1) Acima o Gabinete Gótico de Rui Barbosa em sua casa. Assim o chamava Rui Barbosa, devido aos adornos no topo das estantes. Este era o ambiente preferido pelo jurista para trabalhar quando em sua residência, sendo também o seu escritório em sua casa. Entretanto, suas estantes e livros se estendiam por vários cômodos.
(2) Rui Barbosa e sua esposa na Escola de Minas de Ouro Preto, em 1910, durante campanha presidencial.
Referencias e Fontes:
- Relato de visita do autor à Casa Museu de Rui Barbosa.
- Diversos livros sobre a história e iconografia da Cidade do Rio de Janeiro assim como sobre Rui Barbosa.