Praça XV
A Praça XV, no Rio de Janeiro, possui várias construções históricas. Já foi chamada de Largo do Paço, tendo sido o centro da Cidade nos tempos coloniais e do Império.
A Rua Primeiro de Março, antigamente chamada Rua Direita, era também uma das ruas mais movimentadas e importantes da cidade. A Praça é margeada de um lado pelo mar e do outro pela Rua Primeiro de Março ou antiga Rua Direita.
Como Chegar ou ir à Praça XV
Durante dias de semana, a Praça 15 é bem movimentada, mas a noite e fins de semana é praticamente vazia.
De ônibus deve-se pegar algum que passe pela Rua Primeiro de Março e descer na Praça XV. De Metrô, pode-se descer no Largo da Carioca, e depois seguir andando. Não é exatamente perto, mas também não é longe. Muitas pessoas que moram em Niteroi e trabalham no centro do Rio, fazem este trajeto todos os dias para pegar a barca para Niteroi cuja estação é na Praça XV.
Principais Pontos de Interesse e Visitção
Abaixo os principais pontos de interesse e visitação na Praça XV. Clique sobre este pontos de atração para ver com mais detalhes sobre os mesmos.
Breve Histórica da Praça XV
A Praça 15 atualmente leva o nome de 15 de Novembro em homenagem ao dia da Proclamação da República. Mas sua primeira denominação foi Largo do Carmo e posteriormente Largo do Paço. Antes da última mudança de nome, na segunda metade do século passado havia sido rebatizada de Praça D. Pedro II.
A Praça 15 é um dos locais mais antigos do Rio, tendo sido durante durante os tempos coloniais e do império o local de desembarque para quem chegava ao Rio, num tempo que o mar tinha importância fundamental para o transporte de passageiros. A Praça XV já foi o principal porto de embarque e desembarque dos governadores dos tempos coloniais e também utilizado pela família real e imperial.
A mais antiga construção do local é o certamente o Convento do Carmo, cujo prédio não pertence mais aos religiosos e tem outras ocupações, tendo sido usado por uma instituição de ensino até alguns anos atrás, e atualmente ocupado por orgãos públicos. Mas o edifício se mantém preservado, pelo menos quanto à sua aparência externa. Devido ao Convento do Carmo ter sido a primeira grande construção no local, era chamada inicialmente de Largo do Carmo.
Posteriormente, com a construção da Casa dos Governadores no local, que posteriormente foi chamada de Palácio dos Vice-Reis, mais tarde Palácio ou Paço do Rei com a vinda de D.João VI para o Brasil, e por último Paço Imperial após a proclamação da República, o local passou a ser chamada de longa data de Largo do Paço.
Construções Históricas da Praça XV
Entres as principais atrações construções e casario histórico localizados na Praça XV ou vizinha do local, está o chamado "Arco do Teles", uma das construções dos tempos coloniais, feitas de ruas estreitas, onde existem muitos bares e restaurantes interessantes.
O Paço Real localizado é a maior construção existente na Praça 15, tendo sido antiga residência e sede despacho de alguns Governadores e Vice-Reis, primeira morada da Corte Portuguesa e posteriormente local de despacho de D.João VI, D.Pedro I e D.Pedro II. Como foi dito acima, o antigo nome do local, Largo do Paço vem por causa desta construção no local.
Na Rua Primeiro de Março, bem em frente à Praça XV existem duas igrejas historicas e o prédio de um antigo convento, o Convento do Carmo, que hoje é utilizado por um orgão público.
Um chafariz histórico, conhecido como Chafariz da Pirâmide, que já foi um ícone da cidade e que aparece em várias pinturas e gravuras de época se mantém preservado no local. Este chafariz é obra de Mestre Valentim, grande artista e urbanista, autor de várias obras pela cidade, autor do primeiro projeto do Passeio Público e esculturas que lá se encontram.
Nas foto acima, é visto o edifício do antigo Convento do Carmo (cuja instituição não mais situa-se no local), que pode ser visto somente externamente. Ele fica na esquina da Rua Primeiro de Março com Rua Sete de Setembro, que aparece na foto. A construção que aparece do outro lado da Rua 7 de Setembro é a Igreja do Carmo ou Antiga Sé. Na outra foto, do lado direito, visto o edifício do Convento do Carmo do lado direito e do lado esquerdo mais ao fundo é visto o Paço Real ou Imperial. Em primeiro plano é visto o aplo espaço da praça com muitos pedestres passando num movimentado dia de semana.
Barcas na Praça XV
É da Praça 15 também que se pega a barca para Niteroi ou para a Ilha de Paqueta.
É da praça 15 que se tem acesso a dois interessantes museus, o Museu Histórico e Naval da Marinha, além do passeio que leva a Ilha Fiscal e Fortaleza de Santa Cruz (Feito através do Espaço e Centro Cultural da Marinha)