Presépio, O Maior do Mundo?
Presépio de natal com cerca de 3 mil peças e 60 metros quadrados que esteve em exposição temporária no Rio de Janeiro em dezembro de dois mil e nove. Seria este o maior ou mais interessante presépio do mundo?
O Presépio de Natal Napolitano com 3 mil peças e algumas delas animadas deram vida ao belo cenário, que foi exposto temporariamente em dois mil e nove, na Casa de Cultura Julieta Serpa.
Seria este o maior presépio do mundo?
Primeiramente seria preciso perguntar - maior em relação à qual parâmetro? Área de exposição, número de peças, maior em quantida de detalhes contidos nas peças?
E em segundo lugar seria interessante perguntar - É tão importante assim ser "o maior"?
A verdade é que, este presépio é uma obra da arte em miniatura, talvez seja um dos maiores em número de peças, e um dos mais bonitos com relação às peças e detalhes das memas. Abaixo algumas cenas do presépio, contando com inúmeras peças elaboradas caprichosamente, em riqueza de detalhes. O presépio é um belo exemplo de arte natalina feita em maquetes e miniaturas.
Presépio de Natal com inúmeras peças em miniatura sob representação de céu estrelado.
Preciosas minaturas personagens, objetos e cenários
As inúmeras peças em miniatura do presépio chamam atenção pela excelência em termos de detalhes na representação das mesmas. Representação perfeita da paisagem circundante em termos de terreno e vegetação, como também em termos de construções e moradias.
Personagens foram representados de forma primorosa, tanto em sua anatomia, como quanto aos gestos e expressões faciais. Na foto do lado direito, mais acima, é visto um ferreiro em sua oficina colocando ferradura num burrinho. Ao ampliar a cena, para ver em detalhes, pode-se ver também pastor e pastoras de ovelhas, assim como um pequeno curral para gado.
Peças em representam hábitos e modo de vida
O presépio mostrada na memorável exposição temporária, não se detinha apenas na cena da mangedoura. As peças representavam hábitos e modo de vida dos habitantes da época. Era mostrada toda uma cidade aludindo a época do nascimento de Jesus, mostrando hábitos dos moradores, tipos de moradas, modo de vida, hábitos cotidianos e atívidades econômicas da época.
A riqueza de detalhes e esmero sempre esta presente, de forma uniforme e abrangente à todas as inúmeras peças do presépio. Outo ponto alto do presépio, a cena mostrada na foto acima. Trata-se de uma festa no quintal de duas casas com algumas pessoas representadas dançando.
Miniatura de cerâmista fabricando vasos e potes de barro no presépio. Esta é outra cena destacante, verdadeira obra prima em termos de maquetes de pequenos ambientes.
Moradias, tendas e personagens
As peças de presépio em miniatura, representam as moradas de pedra, alvenaria ou tendas de lona com perfeição e riqueza de detalhes. E quanto aos personagens, todos eram representados com expressões faciais e também com as vestes representadas em minúcias.
Acima, as fotos mostram partes do presépio onde em primeiro plano aparecem algumas casas simples com seus moradores em atividades cotidianas. Animais também são representados como cachorros e ovelhas.
Acima uma das peça em miniatura do presépio que chamam a atenção. Uma pastora de ovelhas caminha por uma estreita passagem ingreme, com cerca de madeiras. Ela leva consigo um pato e uma cesta de ovos perto do que parece ser um pequeno curral.
Cena da Natividade | Mangedoura
A cena da natividade ou cena do nascimento de Jesus perto da mangedoura com José, os Reis Magos e outros presentes é mostrada nas foto abaixo, e certamente é o ponto culminante do presépio.
Acima a cena principal tem ao centro Jesus nos braços de Maria e José ao lado. À frente os três Reis Magos, Melquior, Baltasar e Gaspar se apresentam com presentes. Nesta cena Maria e José estão representados com trajes finos e reluzentes, no intuito de dar grandeza e magnificiência aos mesmos, mas que certamente não condiz com uma cena mais precisa.