Festival de Presépios
Presépios gigantes ou tamanho natural, foram apresentados em um Festival de Presépios até dois mil e quatrorze.
Em Dezembro de 2010/12/13/14 o festival aconteceu no Jardim de Alah, um parque entre Ipanema e o Leblon. Foram expostos vários presépios interessantes que participaram do concurso. A exposição de presépios tamanho grande, muitos deles maiores que a escala humana, é de autoria de artistas plásticos, designers, cenógrafos, carnavalescos e artistas populares.
De noite, quando os presépios eram iluminados, proporcionavam efeitos ou uma visão um tanto diferente da vista durante o dia.
Presépios e Cenas da Natividade Tropicalizadas
Abaixo fotos do presépios expostos no Jardim de Alah, no festival de presépios de 2010.
Os presépios apresentam releituras da cena da natividade, em muitos casos transladadas para ambientes locais.
Os métodos de produção dos presépios, assim como suas inspirações e formas de expressão artistica são os mais variados.
Presépio de Papier Maché
Presépio em tamanho grande, com bonecos aparentemente feito em papier maché onde aparecem os Reis Magos, José, Maria e Menino Jesus na mangedoura. Ao lado um Papai Noel reverencia e leva um presente também. O nome deste presépio é "Para Acreditarmos em Dias Melhores", de autoria de Jorge Abreu.
Acima outras fotos do presépio ao ar livre, no Jardim de Alah, entitulado "Para acreditarmos em dias melhores", feito com bonecos grandes, em papier maché e também usando tecidos.
Presépio Estilizado Feito com Jornal
Presépio estilizado com peças em tamanho grande feito artesanalmente com jornal.
Todas as peças foram feitas e moldados a partir de colagem de inúmeros pedaços de jornal dobrados e colados com resina.
O nome deste presépio é "Imprensa da Esperança" de autoria de Pingo. Cada presépio teve um patrocinador e concorre à um prémio.
A iluminação propicia uma diferente efeito se visto à noite.
Presépio | Alegoria na Favela
Releitura de um Presépio Natalino utilizando como tema personagens dos morros e escolas de samba cariocas. A cena da mangedoura foi transladada para um barraco modesto típico do morros e favelas, com uma pequena televisão e alguns apetrechos.
José e Maria vestidos com roupas que carregam as cores da escola de samba Mangueira assim como o personagem que representa o Menino Jesus. No lugar dos 3 Reis Magos, de um lado 3 baianas trazem quitutes, e do outro 3 sambistas tocam instrumentos típicos do samba.
De frente à cena, ao invés de animais como o burrinho, aparecem dois pequenos cachorros viralatas. O nome deste presépio é "Neste Natal que ele nasça em todos os lares". A autoria é de Clébio Freire, Francisco Carlos, Domingues Murta, Bill Lenon de Oliveira e Cláudio dos Santos Veiga.
Presépio | Cena da Natividade Alude a Feirantes
O presépio chamado "O Ato da Feira", feito em tamanho natural, é uma interessante interpretação da cena da natividade transladada para um ambiente típico do povo comum do Rio de Janeiro.
A cena foi montada em um barraca que simula uma feira livre estilizada, tendo José e Maria como feirantes e o Menino Jesus ao centro.
Componentes típicos de feira livre aparecem na cena, como frutas, verduras, caixotes e bancadas.
Do lado direito, três viajantes com malas nas mãos se aproximam representando os Reis Magos. À frente uma mulher com sacolas de compras também se aproxima, como também um menino sobre uma bicicleta. Autoria de Fatima Léo e Elze Maria.
Presépios em Madeira Recortada
Os dois trabalhos mostrados abaixo parecem feitos de madeira recortada e pintados.
Em uma foto vemos um presépio chamado "Natal de Jesus".
Na imagem acima, do lado direito o presépio chamado "Aconchego" de autoria de Heloisa Gilson e do lado direito mais ao fundo o presépio chamado "Natal de Jesus.
O que se encontra mais à frente é representado em forma de silhueta sem pintura e o que se encontra mais ao fundo é representado pintado em côress tons pasteis, aparentemente em estilo art naif.
Presépio | Estilo Cartoon
Este presépio interpreta a cena da natividade mesclada cenários do Rio de Janeiro com um traço em estilo "cartoon".
Na cena personagens recortados em madeira e pintados de forma multicolorida e com cores fortes.
Simbolos do Rio também aparecem recortados em madeira, como as barcas que ligam á Niteroi, o Maracanã, Arcos da Lapa, Corcovados, Morros e Favelas. À frente do presépio também simbolos tradicionais de natal como ovelhas e um burro também recortado em chapa de madeira. Este presépio foi entitulado "Paz e Natureza, que toda a esperança de hoje floresça no futuro" de autoria de Diego Russo.
Presépio Gigante em Papier Machê
Este presépio em tamanho gigante, feito aparentemente em papier maché, entitulado "Fulgência" de autoria de Davi, e um dos que mais chamam a atenção e impressionam.
A cena realmente causa impacto e convida a caminhar por entre os grande bonecos, inspirados em pessoas comuns do povo e também com feições rudes.
Certamente um leitura da cena da natividade que causa impacto, onde o artista aparentemente depositou muita franqueza e emoção.
E certamente conseguiu seu objetivo de convidar os visitantes a sentir-se como parte da cena de natalina.
Presépio Feito com Folhas de Metal
Presépio feito com artesanato e esculturas moldadas com chapas metálicas e latão.
Entre é presépio estilizado, feio por um artista que trabalha com chapas de metal e esculturas feitas junções de materiais metálicos.
Nota-se que se trata de um trabalho de um trabalho com bastante valor artísticio agregado.
Presépio de Moldado ou Esculpido em Tamanho Natural
Moldagem ou escultura das peças em tamanho natural aparentemente em argila ou outro material apropriado para modelagem.
Outro presépio que chama a atenção pelo nível de moldagem ou escultura das peças em tamanho natural, tendo caracteristicas de artista com cultura erudita e acadêmica.
O nome da cena de présepio é "Natal de Amor e Paz" de autoria de Marlene Montiello.
As peças tem representação ao mesmo tempo realísitca quanto à forma, mas o artista deixou sua marca na representação dos sentimentos e gestos.
Presépio em Talha ou Madeira Talhada
Peças de presépio em tamanho grande esculpidas em madeira ou talha, trabalho também chamado de entalhadura em madeira.
Esta montagem de presépio com peças talhadas em madeira foi entitulada "Menino Deus" e tem como autor E. Nardaci.
Observe que se trata de um trabalho artísitico de alto nível, tendo as peças individualmente bastante valor artistico agregado.
Cada peças parece ter sido inteiramente esculpida em uma só peça de madeira, e impossível dizer que o autor de tais peças está de parabens, não somente pela técnica de escultura e talha em madeira, mas também por sua criatividade e estilo de criação das peças.