Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Voar de Parapente no Rio de Janeiro

Rampa de vôo de parapente na Pedra Bonita

Através do voo duplo, qualquer pessoa pode experimentar a sensação de voar de parapente saltando da Pedra Bonita.

O parapente ou paraglider é uma modalidade de voo livre que proporciona agradáveis sensações de plainar como um passáro sobre a paisagem.

Onde Fazer um Vôo Duplo de Parapente no Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro, o local mais conhecido para contratar um vôo duplo de parapente, ou seja, um vôo onde voce pode ir como passageiro, é no mesmo local de onde partem os pilotos de Asa Delta, na Rampa da Pedra Bonita. Em um nível abaixo da rampa, existe uma pequena pista, de onde decolam os pilotos de paraglider.

Geralmente na Praia do Pepino em São Conrado, próximo ao Clube de Vôo Livre, voce também pode fazer contato com pilotos de paraglider, já que tanto eles como os pilotos de asa delta que saltam da Pedra Bonita, aterrizam nesta praia. Geralmente os vôos sobrevoam as matas das encostas do bairro de São Conrado e passam também próximos à Pedra da Gávea, em um trajeto flexível que depende também das correntes de vento, até aterrizarem nas areias da praia.

Quanto à fazer um curso de vôo de paraglider, geralmente os pilotos que realizam estes vôos também dão aula como instrutores, ou ou poderão indicar uma boa escola preparatória.

Diferenças entre Parapente e Paraquedas

Embora tenha formas semelhantes aos modernos paraquedas, o parapente ou paraglider, como é chamado em inglês, é um objeto que voa composto de uma asa inflável de forma semelhante à um paraquedas.Decolagem de voo de parapente ou paraglider em região dos alpes

O paraglider não tem estrutura rígida como a Asa-Delta, sendo totalmente flexivel, e o piloto e possível passageiro ou acompanhante ficam suspensos no ar através de cordas, de forma praticamente muito semelhante à um paraquedas.

O voo de parapente é considerado uma das modalidades de voo livre, e pode ser visto como um meio termo entre asa-delta e paraquedas.

Voar de parapente é também considerado uma atividade ou esporte radical, mas na maioria das vezes é utilizado para lazer e não para competição.

Existem parapentes que são utilizados com um motor para propelir o pilto.

Ao lado um exemplo de decolagem do voo de parapente ou paraglider, exemplo este meramente ilustrativo.

A decolagem

Diferentemente do paraquedismo, o voo de parapente não utilizava avião e nem passa pela etapa da queda livre. Para a decolagem, fica-se contra o vento, infla-se o parapente, e então corre-se em direção à uma descida geralmente em um morro.
Em pouco tempo o parapente tira o condutor e passageiro do chão, e os coloca voando. É também possivel decolar à partir do chão plano tendo bons ventos.

Como é o vôo

Durante o voo fica-se sentado em uma especie de cadeira em forma de rede. É possivel conversar e o passageiro pode tirar fotos ou filmar a aventura.

Durante o voo, o piloto condutor busca correntes de ar ascendentes, no intuito de ganhar altura, possibilitando assim permanecer mais tempo no ar.
Um voo chega a durar até 15 ou 20 minutos, possibilitando até percorrer grandes distâncias. Adeptos do esporte, podem até fazer acrobacias.

Referências

  • Relato de visitas do autor desta página à Praia do Pepino e rampa de vôo livre da Pedra Bonita.