Rampa de Vôo Livre da Pedra Bonita
A Rampa de Vôo Livre da Pedra Bonita é o local no Rio de Janeiro de onde os pilotos de asa delta saltam com seus passageiros para um vôo contemplativo. As vistas deste vôo incluem as montanhas circundantes, a Pedra da Gávea, vista de São Conrado e aterrizando na Praia do Pepino.
Onde Fica e Como Chegar
A rampa mais conhecida para vôos de asa delta do Rio de Janeiro, e talvez do Brasil situa-se na Pedra Bonita, uma montanha rochosa com 696 metros de altitude no cume. A rampa situa-se à uma altitude de 520 metros voltada para o bairro de São Conrado.
Para chegar ao local, deve-se pegar a Estrada das Canoas em São Conrado, e seguir até um desvio, pegando uma subida estreita, sinuosa e muito inclinada.
Este caminho também pavimentado, possui um estacionamento em sua extremidade acima. Chegando lá basta anda alguns metros que chega-se à rampa de lançamento ou salto de vôo livre.
Outra forma de chegar ao local, é contratando um vôo no Club de Vôo Livre, que fica em frente à praia do Pepino em São Conrado.
Neste caso, certamente algum ajudante do piloto de asa delta que levará voce em um vôo duplo, o levará também até o local.
Quando se chega à um certo ponto da Estrada das Canoas, então pega-se um desvio para um caminho de subida bastante inclinada e com trechos bastante sinuosos em direção à pedra bonita. A estradinha é estreita, e geralmente somente sob ou desce um carro por vez. Do lado esquerdo, a foto de um interessante e belo canteiro de pedras, que é visto quando se chega ao estacionamento da rampa.
O Que Ver no Local
Certamente a maioria das pessoas que chegam até a rampa, vão para voar com um dos pilotos profissionais por sobre as belas paisagens, matas, montanhas e o mar do Rio de Janeiro, até aterrizar na praia do Pepino.
Mas do local também se tem belas vistas de São Conrado, da Pedra da Gávea, do Morro Dois Irmãos, montanhas circundantes e orla do Rio.
E assim sendo, para quem não tem disposição ou a necessária adrenalina para voar, pode-se ir ao local para ver como são os saltos de asa delta e ver também a paisagem do local.
É também uma boa opção para quem não quer seguir a trilha que leva ao topo da Pedra Bonita e prefere ver as vistas daquele local. A diferença principal entre as paisagens vistas do cume Pedra Bonita e apenas da rampa, é que, do cume pode-se ver também a Barrra da Tijuca e outros entornos. Para quem não chega ao cume, não é possivel ver a Barra, pois a rampa situa-se na escosta da montanha voltada para o lado do bairro de São Conrado.
Na foto acima, do lado esquerdo, a "face do imperador ou face do gigante" da Pedra da Gávea observa atentamente o piloto preparar sua asa delta para o vôo. Sim, da rampa de vôo de livre, voce tem também um interessante visão da Pedra da Gávea. E na foto acima, do lado direito, um sagui ou mico estrelo, também aparece próximo à rampa de vôo. Se trata de uma espécime bastante mansa que parece gostar de socializar-se com os humanos.
Como é a Rampa e Área de Preparação de Vôo
A rampa para o salto de vôo livre é feita de estrutura metálica, que suporta um deck de madeira ligeiramente inclinado para baixo, que se projeta em penhasco coberto matas, penhasco este para onde os pilotos saltam com seus passageiros e começam a plainar e vôar, muitas vezes em vôos muito bonitos e longos, pegando e seguindo as correntes de vento.
Antes da rampa, existe um patamar, com um extenso pátio para estacionar várias asas-deltas montadas, quando então em dias de muito movimento os pilotos fazem fila para saltarem.
Ao lado da rampa existe um biruta, ou seja, um indicador de direção dos ventos, que serve também para ter uma ideia aproximada da força do vento.
Pode-se ver boas paisagens e ver como são os saltos do nível da rampa e área de preparação de vôo. Mas abaixo da rampa existe também uma pequena arquibancada, onde pode-se sentar e assistir por baixo os pilotos alçarem vôo. Algumas pessoas filmam do local os vôos, sendo que alguns com equipamentos praticamente profissionais. Neste caso, alguns destes que filmam, podem ser ajudantes dos pilotos, preparando filmes de recordação encomendados pelos passageiros, isto é, uma sequência vista da rampa, já que as asas-deltas também carregam câmeras.
Acima um piloto e seu passageiro aguardam a melhor direção do vento para o salto. Atrás do piloto pode-se ver no topo de um mastro um "biruta", instrumento para indicar a posição do vento e de modo estimado a "força do vento". Atrás do piloto que aguarda o melhor momento para se lançar, outros pilotos e seus ajudantes preparam suas asas-deltas. Do lado direito, também acima, a pequena arquibancada que fica sob a rampa de vôo livre.
Rampa de Asa Delta e Pista de Decolagem de Parapente
Na parte que fica abaixo da rampa de lançamento de asa delta, existe também uma pista de decolagem de Parapente. Se trata de um pequeno trecho inclinado sobre a montanha, de onde os pilotos de Parapente com seus passageiros, também decolam.
Acima uma foto tirada da parte de baixo da rampa de vôo livre. Nesta foto aparece na parte de cima, o deck ou tablado da rampa de onde os pilotos saltam, e na mesma foto aparece um um piloto e passageiro que acabaram de saltar para um vôo duplo de asa delta. Ao fundo, bem abaixo aparece o bairro de São Conrado. Ainda nesta foto, na área sombreada, aparece em primeiro plano parte da arquibancada ou bancos que ficam sob a rampa. O gramado coberto por uma espécie de carpete ou tapete verde, é uma aréa destinada à decolagem de pilotos de parapente, que também oferecem vôos duplos com passageiros.
Ao passar o mouse sobe a foto acima, esta se altera para outra foto. Esta outra fotografia tirada quase do mesmo local, mas com a câmera voltada para um angulo um pouco diferente e mais aberto, revela a beleza da paisagem vista do local incluindo alguns atrativos não vistos na foto anterior. Nesta foto é possivel o belo Morro Dois Irmãos, aquelas montanhas com dois cumes pontiagudos que aparecem do lado esquerdo e superior da foto. Atrás deste morro, existe o Parque Penhasco Dois Irmãos, um belo parque e reserva ecológica que dá vista para os bairros e orla do Leblon e Ipanema, que aparecem discretamente atrás do Morro de mesmo nome. Ao fundo, sob o imenso e bem céu azul, aparece um arquipélago de ilhas, que fica em frente a orla da zona sul do Rio de Janeiro.