Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

MAC, Museu de Arte Contemporânea de Niteroi

Museu de Niteroi com vista para a Baía de Guanabara

O Museu de Arte Contemporânea de Niteroi ou MAC chama atenção por sua arquitetura, situando-se num local privilegiado, numa região perto da praia de Icaraí, com bela vista para a Baia de Guanabara. Acima vista da paisagem através da vidraças do museu.

Sobre o museu projetado por Oscar Niemeyer

Vale a pena ir até a Praça XV e pegar a barca que atravessa a Baía de Guanabara para Niteroi, que fica do outro lado, para ver o Museu de Arte de Niteroi projetado por Oscar Niemeyer.

Se voce está interessado em arte ou em arquitetura, o museu, por sí só já justifica este passeio.

Apesar do nome do museu fazer alusão espécifica à arte contemporânea, no local são feitas exposições que dizem respeito à não somente ao que se refere aos tempos atuais.

Quando lá estivemos, à uns 2 anos atrás (estou reescrevendo este artigo em 2010), vimos uma exposição, provavelmente uma exposição itinerante que deve ter viajado por vários paises, de arte produzida à cerca de mais de dois mil anos, onde estavam expostas esculturas e objetos produzidos na antiga Grécia.

Como ir ou chegar ao MAC | Museu de Niteroi

O local onde se encontra o Museu se chama Mirante da Boa Viagem, sem número, estando este não muito longe da praia de Icaraí de onde pode ser avistado ao longo de praticamente toda a extensão da Praia.

Museu de arte de Niteroi, com vista da baía de GuanabaraSe voce estiver no Rio de Janeiro, pode-se pegar uma barca para Niteroi na praça Praça XV, e ao chegar em Niteroi, pegue um taxi, ónibus ou "van" que passe próximo ao local. O ponto é conhecido e todo motorista sabe indicar onde o ponto mais próximo para descer. Outra opção, também se não estiver de carro, é pegar um ónibus ou uma "van" no Rio de Janeiro, indo então pela ponte Rio-Niteroi e pedir para descer no local mais próximo ao museu.

Endereço do museu e horário de visitação

Mirante da Boa Viagem, s/n - Boa Viagem - Niterói
Tel. 2620-2400 | www.macniteroi.com.br
Entrada franca às quartas-feiras | Ter-Dom, 10-18h
Visitas guiadas devem ser agendadas com um mês de antecedência

Mirante da Boa Viagem e Paisagem Circundante

O Museu fica em uma parte elevada de Niteroi, à beira do mar, num local chamado Mirante da Boa Viagem, próximo à praia de Icaraí.

Se trata de um local rodeado de belas formações natuais propiciadas pela natureza, de onde se tem uma bela vista aberta dos entornos da Baía de Guanabara, assim como, se olharmos mais para perto, pode-se contemplar algumas formações rochosas, pequenos penhascos e praias de pequenas enseadas, tudo isto mesclado ao verde sobre as montanhas.

Perto do Mirante da Boa Viagem fica a bela Ilha da Boa Viagem, uma ilha ocupada desde os tempos coloniais para a construção de uma Igreja que leva o mesmo nome. O nome dado ao Mirante, também vem do nome da Ilha.

Tanto do pátio externo do museu, como do interior do museu, é possivel contemplar a vista ao redor de onde o mesmo está instalado, através da cortina de vidro que circunda e fecha a paredes inclinadas do museu.

O Museu sobre o Mirante

O MAC aparece na foto abaixo, visto do mar, num dia chuvoso. O belo rochedo que aparece ao lado, com uma encosta verde é da Ilha de Boa Viagem, vizinha ao local do Museu.

Na outra imagem, vemos em primeiro plano uma rocha que desponta do mar, a passarela de concreto que liga a Ilha da Boa Viagem e o Museu ao fundo, sobre o penhasco e Mirante que também leva o nome de Boa Viagem.

Esta foto também foi tirada do mar em um dia chuvoso, mas pode-se notar as cercanias de rara beleza que envolvem o local.

Mac de Niteroi visto marMAC de Niteroi visto do mar junto à Ilha da Boa Viagem

Arquitetura de Formas Arrojadas

A arquitetura do Museu tem formas que podem ser consideradas arrojadas e ao mesmo tempo simples e minimalista. Segundo autor do projeto, arquiteto Oscar Niemeyer, ele se inspirou em uma flor (talvez pétala ou tulipa) ao conceber a idéia para o projeto. Mas já se viu comentários exóticos e surpreendentes em programas de viagens na TV comparando as formas do museu com uma taça ou até mesmo com um disco voador.

Devido à sua singularidade e constraste com o local de formações rochosas, a alusão ao disco voador não é de todo estranha, inclusive devido às suas formas. Pode sim parecer tanto um "disco voador" pousado no local como também pode ser visto como uma grande "flor" ou "tulipa" plantada pelo homem e pela imaginação do genial arquiteto no topo do penhasco. A verdade é que o arquiteto Oscar Niemeyer sempre foi um construtor de "landmarks" ou edifcações que se tornam marcos e pontos de referência. E mais uma vez em Niteroi ele surpreendeu, criando mais uma forma que leva muitos turistas e visitantes ao local, assim como colocou a cidade de Niteoroi no circuito mundial da Arquitetura.

Mas voltando à arquitetura, e também à engenharia, o que pode-se dizer é que, sua forma é na verdade um perfil semelhante à uma taça de champanhe rotacionado em torno de um eixo central. O museu fica sustentado por um eixo ou grande pilar central de concreto, certamente oco devido à suas grandes proporções, o que é usual em pilares deste tipo..

O Museu por sua vez, fica sobre um grande espelho dágua circular, de diametro um pouco menor que o diâmetro do Museu que paira exatamente sobre o mesmo espelho dágua, tendo o pilar ou eixo central no mesmo centro do espelho dágua.

Museu de Arte Contemporanea de Niteroi

O acesso ao Museu se dá através de uma rampa curvilínea e sinuosa, que se estende do chão até à uma grande abertura que dá acesso ao primeiro e segundo piso do Museu. Na verdade, esta longa rampa curvilinea, da acesso e comunica-se através de caminho externo aos dois pavimentos contidos no interior do museu.

Acima foto da museu visto do pátio que o circunda. A rampa sinuosa de acesso ao museu é um dos mais interessantes componentes de sua arquitetura. Fotografando-se a rampa de vários pontos, obtem-se diferentes efeitos visuais, com vistas que se renovam e surpreendem a cada angulo, dando uma idéia de dinâmismo ao projeto.

As janelas de vidro circundam toda extensão da paredes inclinadas do museu. Ao centro do pátido do museu, existe um espelho d´agua circular em volta da parte central ou volume da base que o sustenta.

Tanto do páto do museu como de seu interior é possivel ver ter boas vistas do entornos próximos com também de pontos mais distantes da Baía de Guanabara e da cidade e montanhas do Rio de Janeiro.

MAC | Museu de Niteroi e Ilha da Boa Viagem vistos do mar

Acima outra vista do MAC, tendo à sua frente aIlha da Boa Viagem, ambos vistos do mar. Muitos condomínios tem sido construídos do outro lado da via pavimentada, quase em frente ao museu. Prédios imensos, construidos em pouco tempo começam a descaracterizar uma pasiagem que a natureza levou séculos para formar. Niemeyer teve a sensibilidade de projetar uma construção leve e singela, que se interfere um pouco, não chega a descaracterizar cenários naturais de forma banal.