Interior da Igreja do Mosteiro de São Bento
O interior da Abadia de Nossa Senhora de Monserrate anexa ao Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, com suas talhas barrocas constituem um dos mais expressivos trabalhos artísiticos e arquitetônicos de determinado período da arte e arquitetura no Brasil.
Entalhadura e ambiente barroco no interior da abadia
A decoração e ornamentação da Abadia de N. S. de Monserrate é um dos mais importantes trabalhos artisticos feitos em talha, ou seja, trabalhos de escultura e entalhes em madeira, envolvendo a criação de um ambiente barroco interno dentro do panorama arquitetônico luso-brasileiro para a época.
A talha da nave (N) foi feita em data anterior à da capela-mor (CM). A talha da nave é mais concentrada e densa, possuindo formas mais volumosas que se contrapõem ou contrastam com a talha da capela-mor, cuja composição se apresenta mais livre, viva e exuberante. Entretanto, o se visto como um todo, existe uma grande hamonia em formal com relação à todo o conjunto, não aparentando nada que seja chamativamente distoante.
Desperta especial interessa a capela do Santíssimo devido à uma especial particularidade da talha, sendo esta toda dourada, fato este que é uma exceção à aborgagem e tratamento rococó.
Não somente a talha, mas os grandes santos esculpidos que estão na nave contribuem para caracterização ou conformação barroca do espaço.
Outros elementos que caracterizam o espaço barroco são a grade das tribunas, os púlpitos, os capitéis, os vãos das naves laterais, os dramáticos efeitos de claro e escuro, assim como a também enfatizada dramaticidade dos tons avermelhados, tons estes que imperam sobre o revestimento das superfícies de fundo.
Nas imagens acima o magnífico trabalho de talha barroca em madeira. Do lado esquerdo é visto o orgão, grade do coro alto e parte da grade e talhas da tribuna. Na foto da direita, tirada aproximadamente do centro da nave principal, mas olhando para as três portas de entrada. Nesta foto são vistos as talhas que cobrem toda a nave principal e ao centro um portal que fica na entrada. Atrás deste portal, o coro alto que fica sobre a galilé e o orgão.
A imagem acima, do lado esquerdo mostra as colunas e arcos que que situam-se entre a nave principal e uma das naves lateriais. As grades da tribuna também aparecem na foto. A foto foi tirada bem próxima da entrada, e do lado direito aparece parcialmente o grande pórtico também em talha de madeira. A foto da direita, mostra com maior aproximação e detalhes as as colunas e vãos que ligam as naves laterais. Clique sobre as imagens para amplia-las.
A foto da esquerda foi feita imediatamente na entrada da Igreja, após passar pela galilé. Um imenso pórtico de madeira com talhas igualmente preciosas demarca o espaço onde são colocados os assentos de madeira. A foto da direita mosta a nave cental, os pulpitos, o teto da nave e mais ao fundo a capela mor que também possui belas e preciosas pinturas no teto.
Acima o alta da Capela Mor da Igreja.
Autores da Entralhadura no Interior da Igreja
O trabalhos de talha ou entalhadura em madeira foram executados em diferentes épocas, mas existe grande harmonia no conjunto como um todo. Abaixo o nome dos artisitas e arquitetos que deixaram seus trabalhos no local com suas datas.
Frei Domingos da Conceição da Silva executou trabalhos entre
1669 e 1718.
Alexandre Machado Pereira fez seus trabalhos entre 17l4 e 17l7.
José da Conceição e Simão da Cunha no ano de
1736.
Caetano da Costa Coelho no ano de 1743.
Inácio
ferreira Pinto entre os anos de 1788 e 1800.