Metrô Ipanema - Estação General Osório
A estação do Metrô de Ipanema ou estação General Osório, é uma das mais recentes e segue o estilo das estações de Copacabana, com estruturas construtivistas em concreto, aço e metal, utilizadas nas escadarias, luminárias e demais elementos arquitetônicos que fazem parte de suas construções e acabamentos.
Acessos | 4 Entradas e Saídas
A estação possui 4 acessos de entrada e saída. Um na Praça General Osório próximo à esquina da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Jangadeiros, outro na própria Rua Jangadeiros.
Outro acesso fica na esquina onde a Rua Teixeira de Mello, que também margeia a Praça General Osório se encontra com a Rua Barão da Torre. E outro acesso pela Rua Sá Ferreira, no Posto 6 em Copacabana, muito próxima à Ipanema.
O acesso pela Rua Barão da Torre com Teixeira de Mello se dá através do Complexo Rubem Braga, onde o acesso do Metrô é integrado com um grande elevador que no cumê tem o chamado Mirante da Paz que propicia uma interessante vista do bairro e dos entornos.
A estação e sua arquitetura são atrativos que chamam a atenção
Na verdade o trem faz apenas uma parada no local, e através destes acessos, o pedestre caminha por longos túneis em vários níveis até atingir as plataformas de embarque e desembarque das composições do metrô carioca.
Metrô Ipanema | Interior da Estação
O túneis possuem rampas ou esteiras rolantes ao longo de partes de seus trajetos, assim como são providos de escadas rolantes para mudança de nível. Elevadores para cadeirantes também estão disponíveis para quem tem dificuldade de acessibilidade.
A estação chama atenção por seu projeto de arquitetura e detalhes construtivos, criando um ambiente agradável e contemporâneo.
Interior com estética construtivista
Outra vista da plataforma superior
Plataforma de embarque e desembarque
A arquitetura do interior da estaçãoo, segue uma tendencia construtivista, utilizando de estruturas de concreto e metal, mantendo-as aparentes, assim como as instalações. O interiores relativos ao teto foram mantidos de forma "cavernosa" dando um contraste muito interessante com as estrutruas e instalações de ventilação e ar condicionado na cor branca que correm ao longo da estação. Muitos corrimãos de aço com inúmeros frisos correm ao longo das escadas e plataformas dando sensação de movimento aos ambientes.
Painel de azulejos no corredor do metrô
Painel homenageia Banda de Ipanema
Sistema de ventilação e refrigeração
Com relação ao piso o material predominante é o granito e muitos paineis de revestimento se estendem ao longo dos túneis de acesso e das plataformas. Em um longo tunel de acesso, existem paineis de azulejos, sendo um de autoria do multi-artista Ziraldo. Um dos painéis homenageia a Banda de Ipanema, ícone do carnaval carioca. Outro painel com texto do escritor Zuenir Ventura homenageia outro bloco do Bairro, o "Simpatia é Quase Amor". Tanto Zuenir como Ziraldo são moradores de Ipanema e fazem parte da história e período de ouro da intelectualidade do bairro.
Acesso da Estação General Osório
Rampa ou esteira rolante e corredor
Mirante e elevador anexo ao metrô
Acima do lado direito, uma entrada e saída de acesso à estação do metrô de Ipanema, que fica na Praça General Osorório. Nesta foto a estação fois fotografada vista de sua parte posterior num fim de domingo, ao início do noite, bem ao lado da Feira de Artes e Artesanato de Ipanema que acontece todos os domingos naquela praça. O guarda sol que aparece à frente é de um vendedor de água de côco.
Na imagem ao centro vemos um longo corredor, com painéis de tonalidades verdes nas laterais, teto de forma circular quase ao natural em forma "cavernosa". Uma longa linha de luminárias com refletores pendentes, presos ao teto corre ao centro do corredor. Em ambos os lados do corredor existe uma rampa ou esteira rolante, que facilita o acesso. Ou seja, a rampa plana e deslizante leva os transeuntes que optam por não cominhar.
E do lado direito, o elevador panorâmico e mirante anexo à estação do metrô de Ipanema cuja fim é prover acessibilidade à as partes altas da comunidade do Pavão e Pavãozinho, agora chamada cidade alta ou parte alta de Ipanema.
Ao lado o painel de azulejos no corredor do metrô sobre o bloco carnavalesco "Simpatia é Quase Amor" com texto de Zuenir Ventura.