Feira de Ipanema
Na feira de artes e artesanato de Ipanema, realizada ao domingos na Praça General Osório encontra-se de tudo um pouco. Até móveis e poltonas de couro são vendidas.
Objetos de uso pessoal como bolsas e cintos de boa qualidade são também encontrados, dentro de um estilo descontraído, herdado da cultura hippie dos anos da década de 1960 e início do anos 70 do século 20.
Como ir ou chegar na feira
Pinturas, telas e quadros expostos na feira hippie de Ipanema. Existe uma estação do metrô chamada General Osório exatamente na praça onde se realiza a feira.
Existem pontos de onibus que chegam à praça como também que partem de lá. Enfim não existe dificuldade, sendo o lugar muito conhecido, no início do bairro de Ipanema para quem vem de Copacabana.
Ao lado, pinturas, telas e quadros expostos na feira hippie de Ipanema
Como Começou a Feira Hippie de Ipanema
A Feira Hippie de Ipanema existe desde os anos 60 na Praça General Osório, tendo se tornado um ponto de visita do bairro, onde se compra artes e artesanato. O "hippie" do nome vem dos artesãos hippies que inicialmente fundaram a feira.
No início dos anos 70, alguns artístas plásticos, sem muita opção de espaço para exporem seus trabalhos, e também dentro dá ideia de contra-cultura do tipo "sem lenço e sem documento", decidiram ocupar um canto da praça para vender seus trabalhos.
Os trabalhos eram interessantes e de qualidade, dentro do estilo de arte alternativa a que se propunham, o público gostou, e a feira cresceu e ficou.
A Feira nos Dias de Hoje
Hoje em dia, o visual de quem vende seus artigos na feira hippie não tem muito à ver com o visual hippie da segunda metade dos anos 60 e início dos anos 70 do século 20.
Os antigos cabelões alvoraçados presos por uma faixa amarrada na testa sairam de linha, e hoje os novos artistas como os mais maduros remanescentes da era de contracultura preferem um visual mais atual. Preferem turbinar a "careca" ou cabelos escassos com um potente rabo de cavalo amarrado atrás, o que confere um ar alternativo e um estilo contemporâneo.
As antigas calças "Lees" e "jeans boca de sino" também mudaram. Muitos ainda usam calças jeans comuns e camisetas, e outros chinelões de surfista e bermudões.
Talvez muitos artistas e donos de grandes barracas, hoje sejam cidadãos quase burgueses, senão totalmente burgueses. Não se vê ninguêm sentado no chão em posição de yoga, fazendo o vê da vitoria e dizendo "paz e amor".
Mas a qualidade dos produtos e dos artigos continua a mesma ou até melhor. Artigos de boa qualidade são encontrados, e para quem não quer comprar nada, vale o passeio, para apreciar as manifestações artísticas e ver o que está ocorrendo.
Existem barracas de artigos de todos os tipos, desde pequenas até algumas maiores, onde pode-se inclusive entrar dentro de uma tenda, quase do tamanho de uma loja e com quantidade de mercadorias expostas como em uma loja. A feira é bacana, e vale a penas visitar e perambular entre os pontos de venda e exposição de pinturas à venda.
Veja alguns interessantes objetos, esculturas e móveis artesanais da feira de ipanema.
Acima, foto de uma barraca de artesanato da feira de Ipanema onde aparecem pequenos bonecos de pano. No local encontra-se todo tipo imaginável de artesanato relacionado à objetos decorativos e utilitários.
Do lado direito, acima, outra foto. Em um dia chuvoso, algumas pequenas barracas que vendem artesanato e objetos menores. Existem também barracas grandes, que vendem inclusive móveis e objetos de decoração.