Artesanato com Pedras Brasileiras Semi Preciosas
Caminhando pela Feira de Ipanema é possivel ver muitos tipos de arte e artesanato.
Algo que chama atenção são os objetos artesanais feitos com pedras brasileiras semi preciosas.
Aves da fauna brasileira geralmente são o tema destas esculturas.
Objetos Decorativos Feitos com Pedras
Uma interessante forma de arte escultórica, que se vê na feira de Ipanema, e às vezes em algumas outras feiras de arte e artesanato são aves esculpidas com colagens de gemas ou pedras brasileiras semi-preciosas. Geralmente são encontradas esculturas de pássaros e aves geralmente da flora brasileira, principalmente periquitos, papagaios, tucanos e araras.
Peça Decorativas e Souvenirs
Segundo alguns artesãos que trabalham com esta forma de artesanato com pedras semi-preciosas, o motivo da escolha de aves da flora brasileira se deve ao fato de ter grande aceitação por parte dos compradores brasileiros como também turistas.
Os visitantes estrangeiros, geralmente se encantam com as pedras brasileiras e as esculturas, não somente pela beleza e valor do trabalho artístico mas também pelo fato de levarem uma recordação marcante e genuína do pais visitado, representando elementos típicos da fauna do pais com uso de pedras do local de origem.
Geralmente estes objetos se destinam a se tornarem peças decorativas para as residências do compradores, sendo que alguns as compram para levar de presentes a amigos e parentes.
Exstem muitas esculturas em miniatura e de valor mais baixo. Quando de menor tamanho, estas peças podem também serem consideradas como souvenirs, ou objetos de recordação de viagem.
A foto ao lado, foi tirada numa tarde domingo, caminhando por entre as barracas dos artesãos e expostores da feira de Ipanema. Realmente chamam a atenção algumas esculturas por seus detalhes, que chegam a reproduzir de forma bastante fiel as aves em todos os seus detalhes, não somente quanto à forma e elementos da anatomia das mesmas, mas também quanto à escolha das cores e tinturação das mesmas, para representar a penugem.
Observe que na foto ao lado, aparecem algumas peças esculpidas, se destacando no topo um papagaio ou arara, de que parecia medir uns 50 centimêtros da cabeça à ponta da cauda.
Outras aves de bicos grossos, tipo periquitos também estão representadas, todas com seus devidos detalhes e cores de penugem, topete, bico e demais detalhes. As aves estão posicionadas sobre algumas peças de gemas (pedras semi-preciosas) brutas, ou seja não trabalhas.
Na foto da direita, mostrada abaixo, vemos esculturas de três pássaros, dois de cor amarelada que aparentam ser da mesma espécie e outro de cor tendendo ao rosa ou salmão, todos eles representados pousados.
Na foto estão pousados sobre gemas em estado bruto. As esculturas foram produzidos de forma artesanal através de montagem e colagem de pedras brasileiras semi precisosas.
Na foto da direita, também abaixo, a diversidade de aves e pássaros é bem maior, e em vários tamanhos, as peças estavam expostas sobre uma mesa de exposição da feira.
Entre as aves representadas pode-se ver tucanos, periquitos e pequenos pássaros. No canto direito, pode-se ver as esculturas em tamanhos menores, quase que miniaturas. Geralmente estas esculturas de menor tamanho são mais baratas, e são vendidas também como souvenir, bijuterias ou para enfeitar mesas, pequenas estantes ou como pesos de mesa para papel.
Na feira de Ipanema, existe geralmente mais de uma barraca ou estande que oferece este tipo de artigo, tanto para quem quer comprar como para quem tem curiosidade de ver este tipo de arte e artesando de perto, a cores e ao vivo. E para quem está muito distante ou em locais afastados, certamente existem sites que vendem pedras e bijuterias on line.