Pesquisadores e Divulgadores da Teoria da Terra Oca
As primeiras manifestações acerca da Teoria da Terra Ôca surgiram ainda na antiguidade, sob a forma de crenças e religiões.
Mas o astrônomo que deu nome ao Cometa Halley e o matemático Euler foram os primeiros a pensar na hipótese de forma ciêntifica nos séculos 17 e 18.
E um almirante do Marinha dos EUA relatou em seu diário que visitou o interior da Terra em 1947. Muitos acreditam que na Pedra Gávea no Rio de Janeiro, assim como nas Pirâmides do Egito existem portais para entrada no interior da Terra.
Origens e Criação da Teoria da Terra Ôca
Dentre os Budistas, a idéia de um mundo interior já existia entre os seguidores desta religião na Ásia central. Para estes existia o Reino de Agharta, um local subterrâneo onde viveriam seres superiores e mais desenvolvidos.
Estes seres seriam intelectualmente superiores aos da superfície da terra, com razão e intelecto mais desenvolvido. O Rei deste local sagrado, tinha conhecimentos de tudo que se passava na Terra, poderia conhecer todas as almas e seus destinos.
Nas remotas civilizações da antiguidade, como a Assíria-Babilônia, um Rei lendário chamado Gilgamesh, segundo a lenda recebeu informações sobre um mundo no interior da Terra, informações estas passadas por uma amgio morto.
Os Gregos da também falavam sobre as profundezas da Terra, e existem alusões, estórias e teorias sobre mundos subterrâneos.
Nem todas as teorias viam o mundo subterrâneo com bons olhos como os Budistas.
Os Egípcios tinham uma concepção de tais profundezas semelhante à das crenças cristãs, que seriam algo como o inferno.
Primeiras Teorias de Homens de Ciência | Século 17 e Século 18
Quanto aos chamados homens de ciência, ou com espírito racional e científico, a idéia da Terra Ôca teve suas primeira manifestações no século 17.
Edmond Halley, o famoso astrônomo que tem o famoso Cometa Halley com seu nome por ter previsto anos antes a passagem do mesmo, formulou uma teoria acerca da Terra Ôca, mas manteve-se nos limites da ciência. Halley foi Astrônomo Real Britânico e professor catedrático de uma das duas mais conceituadas universidades da Inglaterra e talvez do mundo, a Universidade de Oxford.
Além de Halley ter feito várias descobertas no campo da física e astronômia, tentou entender fenômenos estranhos relativos ao campo magnético da Terra, e tentou apresentar pela primeira vez na história uma explicação científica e racional para o fenômeno da aurora boreal, utilizando-se da Teoria da Terra Ôca. Halley propôs que a Terra tivesse uma "casca" e um núcleo interno separado, e que cada um destes núcleos teriam diferentes campos magnéticos. Tempos depois ele desenvolveu esta teoria chegando a propor que existiriam três planetas no interior da terra, cada um dentro do outro.
O fato é que, Halley tentou manter-se nos limites da especulação cientifíca e da racionalidade, mas não conseguiu controlar sua imaginação. Influênciou-se por crenças religiosas, e chegou a imaginar mundos com seres vivos nos planetas possivelmente existentes no interior da Terra. Segundo Halley, a luz para os habitantes dos mundos interiores vinha de uma atmosfera luminosa, e o fenômeno da Aurora Boreal seria uma consequência do vazamento desta luminosidade pela finíssima camada polar, composta de gelo.
Para deleite, glória e delírio de todos que procuram embasamento proveniente de homens de ciência, Leonhard Euler deu sua "gloriosa" contribuição no século 18.
Euler, que viveu entre 1707 e 1783, foi um matemático e físico nascido na Suíça que formulou também uma teoria como tal modificando as idéias de Halley. Euler imaginou que no interior da Terra existiria apenas um único Sol, que iluminaria e aqueceria uma civilização super avançada, que habitaria a crosta interior da Terra Ôca.
Ainda no século 18, Sir John Leslie, um matemático escocês imagionou e "concluiu" que, ao contrário do que dizia Euler, existiriam dois Sóis interiores, e não apenas um.
Século 19 | A Teoría Ganha Espaço na Mídia
Veio o século 19, e com ele John Cleves Symmes (1779 - 1829), um capitão do exécito norte-americano, surgiu no ano de 1818 com uma revigorada Teoria da Terra Ôca, que encontrava precedentes tanto na teoria de Halley como na de Euler. Segundo sua teoria, o Planeta Terra é oco e habitável em seu interior, e possui muitas cascas sólidas concentricas. Ainda segunda sua teoria haveria abertura nos Polos.
John Cleves Symmes é considerado quem levou o assunto à mídia à discussão entre os políticos e mortais, e não somente entre homens de ciência. Sua teoria foi detalhada e explicada em muitas publicações tendo conseguido muitos adeptos e também inimigos ou que o ridicularizasse. Para defesa de sua teoria John C. Symmes apresentou inclusive atestados de sanidade mental conferidos por muitas autoridades.
John C. Symmes chegou a organizar uma expedição para o Polo Norte com intuito de entrar no interior da Terra, que segundo ele seria um local quente e fértil, com muita vida, florestas e grandes animais, mas expedição nunca foi adiante.
Symmes conseguiu apoio de Jeremiah N. Reynolds, editor de um grande e influênte jornal do estado de Ohio, que certamente também faturou muito com esta teoria. Conseguiu apoio de um milionário de Ohio e de um Senador do Kentucky que tentou fazer o governo a empreender
uma expedição ao Polo Norte. O Congresso dos EUA chegou a autorizar no ano de 1828 uma expedição com o apoio do Presidente John Quincy Adams. Mas a expedição não foi adiante, pois Presidente Andrew Jackson, que sucedeu Quincy Adams no ano de 1829 se desinteressou pelo assunto. Certamente Jackson, com a cabeça mais prática sabia que havia territórios mais próximos que poderiam ser anexados aos EUA. Era o tempo do Forte Alamo, quando alguns territórios que pertenciam ao México acabaram anexados pelos EUA.
Após a morte de Symmes, Reynolds, o editor do jornal, insistiu nas busca e chegou a organizar uma expedição aos mares do Sul nada encontrando. E continuou a insistir na expedição ao Polo Norte, como propunha Symmes. A expedição finalmente ocorreu, e foi comandada por Charles Wilkes, sendo que o editor Reynolds não teve autorização para participar. Isto ocorreu 10 anos após a morte de Symmes, e a expedição ao Polo Norte durou cerca de 4 anos e nada foi confirmado acerca da teoria de Symmes.
Como legado Symmes deixou um livro chamado Symzonia, Viagem de Descoberta, escrito sob o pseudônimo de Adam Seaborn, onde descreve o que ele queria encontrar e as glórias com que sonhava.
No século 19 ainda apareceram outra teórias acerca da Terra Ôca uma formulada por um médico norte-americano chamado Cyrus Read Teed (1839 - 1908). Este médico pertencia à uma seita religiosa, e escreveu um livro intitulado "A Cosmogonia Celular, ou a Terra como Esfera Côncava. Sua teoria era também uma seita religiosa que conseguiu muitos adeptos. Entretanto a sua Teoria foge da idéia tradiconal da Terra Oca, e dizia que, nós que vivemos na superfície, estamos dentro de outra esfera.
Livros no Século 20
No século 20, vieram livros e relatos sobre a Teoria da Terra ôca, mas sem conotação de fanatismo religioso.
Alguns do principais formuladores ou relatores da Terra ôca no século 20 são:
William Reed que escreveu livro chamado "O Fantasma dos Polos" ou "The Phantom of the Poles" publicado em 1906.
Marshall B. Gardner escreveu "Uma Jornada ao Interior da Terra" ou "A Journey to the Earth's Interior" publicado em 1913.
Dr. Raymond Bernard, escreveu um livro chamado "Agartha, O Mundo Subterrâneo" ou "Agharta, The Subterranean World", que foi publicado em 1960, e também outro livro chamado "A Terra Ôca", ou " The Hollow Earth", publicado em 1964.
Michael X escreveu "A Cidade do Arco Íres e o Povo do Interior da Terra", ou "Rainbow City and the Inner Earth People" publicado em 1969.
Bruce Walton escreveu o livro "Um Guia para o Interior da Terra" ou "A Guide to the Inner Earth", que foi publicado em 1983.
Relatos de Quem Esteve no Mundo Interiror da Terra
Existem relatos de pessoas que afirmam terem visitado o mundo existente na face oculta da Terra, e que voltaram ao nosso ambiente natural para revelar suas descobertas.
Navegante Viveu 2 Anos no Mundo Interior
Entre os mais interessantes relatos, estão os que se encontram no livro "O Deus de Névoa | Uma Viagem ao Centro da Terra", de autoria de Willis George Emerson, livro este publicado em 1908. Este livro afirma ser sobre os relatos da vida real de uma viagem e jornada de um navegante Norueguês e seu pai ao interior da Terra Ôca. Segundo o livro, os navegantes entraram pela abertura do Ártico (Polo Norte) em 1829, e passaram aproximadamente dois anos no mundo interior, tendo retornado à superfície novamente através da abertura existente na Antarctica (Polo Sul).
O Relato do Vôo do Almirante Byrd
Um dos mais famosos casos de relatos de experiências, que muitos acreditam ser real, é o caso do Vôo do Almirante Byrd ocorrido em 1947. Byrd pertencia à uma divisão com aeronaves, pertencente à Marinha dos EUA, foi muito famoso nos EUA na primeira metade do século 20 devido às suas expedições exploratórias aos polos gelados da Terra.
Durante muitos anos o Almirante Byrd foi proibido de falar sobre o assunto pelo departamento de defesa, segundo relatos do próprio Byrd. Pode-se concluir ainda, através dos relatos de Byrd que o departamento de defesa, ao que tudo indica, segundo ele, inicialmente considerava o assunto secreto além de sugerir que Byrd havia tido um delírio durante o vôo ou passava por problemas psicológicos.
Seu vôo e incursão ao Interior da Terra foi registrado em seu diário chamado "A Terra Ôca | Meu Diário Secreto".
Pesquisadores da Terra Ôca
Nos dias de hoje, existem pessoas que são chamados de, ou se intitulam pesquisadores da Teoria da Terra Ôca, e incluem procuram dar embasamento à teoria com dados científicos.
Entre os mais famosos pode-se enumerar Jan Lamprecht com seu livro "Planetas Ôcos" ou "Hollow Planets". Igualmente em posição de destaque entre os defensores desta teoria, se encontra Rodney Cluff com seu livro "O Maior Segredo do Mundo | Nossa Terra é Ôca", ou "World Top Secret | Our Earth Is Hollow".
Origens, divulgadores, cientistas e pesquisadores da Terra Oca e a propagação desta teoria no século 20 e dias atuais.
Mapa da Terra Oca mostra a relação entre mundo interior e exterior, assim como os grandes portais de acesso e Portal de Agartha na Pedra da Gávea.