Largo da Lapa
O Largo da Lapa é um local movimentado do Centro do Rio, delimitado por grandes Arcos dos tempos colonias, e tendo também a delimita-lo duas outras construções do tempo dos Vice-Reis, a Igreja N.S. do Carmo da Lapa e o Parque do Passeio Público.
O Largo da Lapa no Presente e Passado
O largo da Lapa passou por algumas transformações ao longo dos anos e pelas fotos e pinturas de época, aparece sempre como uma área ativa e movimentada.
Passe o mouse sobre a foto para ver o Largo da Lapa no início do século 20 e também em 2010.
Abaixo uma foto do Rio da belle epoque, que alguns chamam de Rio antigo, foto esta do início do século 20, onde o Largo da Lapa foi fotografado de frente ao antigo Grande Hotel, que foi demolido.
Exatamente no lugar deste antigo hotel, existe hoje a sala de concertos de música clássica, a Sala Cecília Meireles.
Do outro lado do hotel, fica o atual Bar Enesto, situado em um antigo casarão do final do século 19 ou início do século 20, cuja fachada se encontra preservada, e que mantem praticamente a mesma aparência externa, exceto pelos toldos que aparecem na foto do início do século.
Outro elemento que se destaca na foto antiga, em primeiro plano é o Lampadário da Lapa. Ao passar o mouse sobre a foto antiga, voce verá que na foto de 2010 o antigo lampadário continua lá.
Ainda sobre o Lampadário, este tipo de mobiliário urbano para iluminação foi implantado em vários locais do Rio de janeiro nesta mesma época. Muito poucas peças ainda restam nos dias de hoje para preservar a mémoria de um tempo que passou, onde a preocupação não era somente com a funcionalidade, mas existia uma preocupação marcante com a estética. Utilizavam-se estilos com muitos detalhes fantasiosos para observação e contemplação.
Do lado direito, atrás do casario que aparece ao lado do Grande Hotel, em cima do morro no alto, aparece o Convento e Igreja de Santa Teresa, já na subida do bairro com o mesmo nome de Santa Teresa.
As fotos abaixo mostram cenas do largo da Lapa.
O Largo da Lapa e é mostrado acima em imagens alternadas, onde são apresentados alguns de seus principais pontos de interesse histórico, cultural e turístico. Na imagem acima, vemos o Largo em um dia ensolarado de meio da semana, com muitas pessoas transitanto e intenso tráfego de veículos. Em primeiro plano, vê-se alguns antigos postes de iluminação, bastantes decorados e feitos ferro fundido, uma reminescência da primeira metade do século 20. Este local onde estão os postes, é bem em frente à Escola de Música da UFRJ, que por sua vez, fica em frente ao Passeio Público. Mais ao fundo, do lado direito, vemos a Igreja de N.S. do Carmo da Lapa. Ao centro o Lampadário da Lapa, e atrás do lampadário o antigo casario da Rua da Lapa onde existe o Bar Ernesto. O edifício com pintura cor de rosa, é sala dedicada à concertos de música erudita em geral e música de câmara, a Sala Cecília Meirelles.
Veja também a Lapa e Largo da Lapa no início do século 20, e também os Arcos e Largo da Lapa em 1790 e em pintura de 1820.