Exposições e Atrações da Ilha Fiscal
Em uma das alas do palacete da Ilha Fiscal, existem exposições temáticas permanentes, com uso de maquetes, painéis, e alguns objetos históricos.
As exposições versam sobre a história da Ilha, episódios acontecidos no local, e sobre as contribuições da Marinha para o desenvolvimento do Brasil, na área ciêntífica e social.
Prévia das Exposições Temáticas
Ao visitar a Ilha fiscal, tem-se momentos de lazer e conhecimento para todos os gostos e preferências, passando pela paisagem circundante, pela preciosidade da arquitetura do palacete e também pelas exposições que versam sobre história, geográfia e ciências.
Estas exposições, através de material audio-visual, paineis nas paredes e maquetes, não ocupam grande área, mas passam uma boa quantidade de informação sobre os assuntos abordados.
A visita é guiada, por um guia que explica principalmente para os mais novos, e com bastante didatica, sobre os temas tratados. É uma visita bastante instrutiva, não somente para os que estão em idade escolar como para os adultos que querem saber mais sobre a costa marítima brasileira, tendo uma visão de como é a Plataforma Continental Brasileira e sua importância.
Em uma determinada área existe material sobre o Programa Brasileiro na Antartica e uma maquete da base Comandante Ferraz, com muitas explicações sobre esta estação científica no continente gelado.
Na foto ao lado, antiga cabine de instrumentação científica na Ilha Fiscal.
Exposição Sobre História da Ilha
A história da Ilha Fiscal é contada desde que era usada pelo Ministério da Fazenda e também desde a aquisição e uso pela Marinha. Também são mostradas fotos dos serviços de restauração da ilha. Mas um dos temas mais interessantes desta parte da exposição refere-se ao Baile da Ilha Fiscal ou último baile da Monarquia, com exposição de peças de vestuário e o convite original para a festa.
Antiga cabina para abrigo de instrumentação científica na Ilha Fiscal, provavelmente uma reminescência do tempo em que abrigava o Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha. Ao fundo na foto, pode-se ver a ponte Rio-Niteroi e mais ao centro dos barcos à vela.
Exposição Sobre Apoio e Trabalho Social
Maquetes, fotos e ilustrações mostrando a contribuição da Marinha com relação à assistência e ajuda à populações reibeirinhas de baxa renda através de návios hospitais e outras formas de ajuda. Estas atividades ocorrem principalmente em bases no Rio Amazônas e Paraná-Paraguai. Se trata de uma exposição bastante interessante, principalmente para entender como existe diversidade no modo de vida em diferentes áreas do Brasil, como na Amazônia onde a navegação em água doce é um fator predominante de comunicação e transporte. Além de que, existem návios hospitais, e até mercados montados sobre barcas.
Exposição Sobre Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em outra seção da exposição permanente no interior de uma das alas do palacete é mostrada a contribuição da Marinha para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Através de um guia, ao visitar a exposição o público em geral aprende sobre os projetos que a Marinha está envolvida, como pequisa e vigilância da plataforma marítima continental e o programa Brasileiro na Antática entre outros.
Sobre a Base Comandante Ferraz na Antartica
Neste setor, é mostrada a maquete da base científica brasileira na Antartica e ao visitante são dadas interessantes explicações sobre os objetivos deste programa de exploração e conhecimento da Antártica.
A estação científica Comandante Ferraz é uma base brasileira que fica no continente gelado, onde outros países também mantém bases com fins de explorar e obter conhecimentos cientificos acerca da Antártica, além de demarcar participação naquele território.
A base iniciou suas atividades em 1984. Hoje a estação tem muitas instalações e capacidade para abrigar 60 pessoas em cerca de 2.500 metros quadrados.
Clique aqui para ver um site sobre a Base Brasileira na Antártica e outro site sobre Projeto de Meteriologia Antártica.
Sobre a Plataforma Marítima Continental Brasileira
Este é também um ponto alto para quem se interessa por esta área, e onde os visitantes podem conhecer através de material mostras bem explicativas como é a plataforma continental do Brasil e sua importância, assim como entender como é o fundo do mar. Como já foi dito acima, as exposições não são feitas em grandes espaços, mas o volume de informações passadas são bastante interessantes e mostradas de forma bastante didática.