Gafieiras e Dança de Salão no Rio
No Rio de Janeiro existem locais informais e descontraidos como gafieiras e clubes de dança abertos ao público em geral, mediante ingresso, geralmente a custo acessível onde pode-se ouvir e dançar ao som de boa música, como samba, rítimos brasileiros e música popular.
Principais Locais Para Dança de Salão no Centro do Rio
Um dos locais mais populares e mais tradicionais é a Gafieira Estudantina, localizada na Praça Tiradentes, centro do Rio. A pista de dança fica em um grande salão, localizado em uma construção início do século 20, e instalou-se no local provavelmente quando a Praça Tiradentes fervilhava na noite do Rio com seus antigos e movimentados teatros, à mais de 70 anos atrás.
As noites no local são movimentadas, o ambiente é sadio, e sempre existe música ao vivo, geralmente música brasileira em geral e samba. O local é descontraído e voce pode ir vestido de maneira informal e casual.Mas se quizer se preparar e se vestir para impressionar, também é o local adequado. Na verdade, a gafieira estudantina é o local ideial para cada um ser como é, e como gostar de ser.
Alguns exímios dançarinos ocupam a pistas de dança, e muitas vezes convidam outras pessoas para fazer par. O objetivo é divertir através da dança de salão. Muitos casais comparecem ao local, mas pessoas solteiras também. A alegria impera no ambiente e o serviço de bar não é caro, na verdade com preços bem populares.
A Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, é um local de frequência popular, muito movimentada durante o dia, com muitos pontos de ônibus e taxis.
A Estudantina está instalada numa antiga construção do final do século 19. A fachada e composta de pequenas sacadas, com portas que se abrem do chão ao teto, com pé direito alto para proporcionar iluminação natural e também muita ventilação. Este tipo de construção era usual nesta época, e está presente em grande parte do casario antigo do centro do Rio, que seguia este padrão. Veja abaixo a foto da fachada.
Fachado edifício centenário, construção do final do século 19 na Praça Tiradentes, onde situa-se a Estudantina. Na foto de 2010, uma faixa anúncia show de Luiz Melodia.
Encostada na Praça Tiradentes, fica a Rua do Lavradio, um local com muitos bares e restaurantes de bom gosto, em meio à um casario preservado pelo patrimônio histórico. É neste cenário popular e também histórico, que está a Gafieira Estudantina.
Fachada da sede do Clube Democráticos na Lapa, em estilo Arte Déco, construído nos anos de 1930.
Elite Clube, em edifício do século 19. O edifício já foi residência do Duque de Caxias, e faz esquina com a Praça da República ou Campo de Santana, no Centro do Rio.
Origem e Curiosidades Sobre Gafieiras
O nome da gafieira "Estudantina" vem do fato de ter sido fundada por dois estudantes de Direito, na primeira metade do século 20, no ano de 1928. Deste fato vem o nome "Estudantina".
Antigamente bailes eram mais frequentados por pessoas de muitas posses ou da alta sociedade e por assim dizer, os locais de dança não eram muito acessíveis ou "democráticos". A Estudantina se propunha a ser um local mais popular, que pudesse ser frequentado pelos estudantes e por outras pessoas comuns.
O nome "gafieria" surgiu por causa de uma outra gafieira famosa, a Gafieira Elite. Segundo dizem, o nome sugiu porque um jornalista havia sido barrado por um porteiro ou segurança, alegando que este havia bebido um pouco acima do normal, e não usava trajes adequados, estando vestido de maneira muito desleixada, maneira esta que não seria propícia ou adequada ao recinto naquela época. O jornalista em questão alegou irônicamente que o lugar não era propriamente um clube de dança e sim um local onde se cometem gafes ou local de gafes. E devido à este incidente, uma nota acabou aparecendo em um jornal da época.
O proprietário do Elite Clube naquela época, resolveu então de forma bem humorada dar um novo nome ao local, e passou a chamar-se de Gafieira Elite. E a palavra gafieira se tornou tão popular que passou a se referir a locais de dança onde o acesso fosse mais popular e menos formal.
Abaixo o endereço e descrição de alguns clubes de dança de salão, gafieiras e clubs de samba.
Estudantina Musical - Club de Dança
A Estudantina Musica, é a mais tradicional e mais popular gafieira do Rio de Janeiro, localizada na Praça Tiradentes. No local existe sempre música ao vivo, desde samba à ritimos populares. É um lugar alegre, informal e descontraido, onde muitos dançarinos de salão exibem seus passos e se divertem.
O então "clube de dança", que na época não se chamava "gafieira", foi fundado por dois estudantes de Direito em 1928.
A Gafieira Estudantina já foi usada como cenário de novelas da Globo e ficou nacionalmente conhecida. Talvez por isto, algumas pessoas que não conheçam o local de dança, imaginem que se trata de um local imaginário e fictício, produto de criação da novelista e escritora Glória Perez.
Na novela "Caminho das Índias", muitas cenas da novela eram feitas no local. A Estudantina Musical também apareceu nas novelas "O Clone" de 2001 e na novela "América". Nestas novelas, o salão de dança era frequentado por casais e alguns personagens. As novelas "De Corpo e Alma" e "Barriga de Aluguel" também fizeram referência e tiveram cenas rodadas na Estudantina.
A Estudantina localiza-se na Praça Tiradentes, 79- Centro, Telefone 2232-1149.
Aos sábados, a gafieira funciona de 22 horas às 2 horas da manha, e predomina a Dança de salão. Ligue para confirma ou saber sobre a programa em dias de semana.
Elite Club
O Elite Club ou antiga Gafieira Elite, tem como prato musical principal o Samba e Pagode, mas pode ter outras atrações. É aconselhavel ver a programação antes.
Foi fundada em 1930 e é uma das gafieiras mais bem conservadas atualmente no Rio de Janeiro. Possui frequencia alegre e diversificada.
O local onde fica a Gafieira Elite já foi residência do Duque de Caxias, que mandou construir o imóvel com inúmeras sacadas. Casas centenárias como esta, com janelas em forma de sacadas, do piso ao teto eram comuns naquela época.
O local foi transformado em um clube de dança em 1930, por um empresário português chamado Júlio Simões, com o nome de Elite Club. Posteriormente o proprietário veio a mudar o nome para Gafieira Elite. Veja no item mais acima, "origens e curiosidades" sobre este fato da mudança de nome e origem do termo "gafieira".
No club se apresentaram ótimas orquestras. Era o tempo dos ternos de linho para os homens e vestidos para as mulheres. O local teve frequentadores famosos como Grande Otelo, que foi muito ajudado e incentivado pelo dono do clube.
Entre outros personagens, destacam-se um tipo excentrico e famoso cujo nome era "Madame Satã", e nomes famosos da música popular brasileira daquela época, a época de ouro da era do rádio. Até presidentes estiveram no local ao longo dos anos, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubstchek.
Com o decorrer dos anos, a dança de salão tradicional passou a ter menos destaque na vida noturna do Rio de Janeiro. Atualmente é um espaço de festa e dança, abrangendo vários estilos musicais. A gafieira já foi cenário de filmes, novelas e também video-clips.
Para saber a programação, ligue para o fone abaixo ou visite o site da casa.
Localiza-se na Rua Frei Caneca, nº 4, no Centro do Rio, Telefone 2232-3217.
Clube dos Democráticos, na Lapa
Um dos locais de dança mais populares do Rio, situado no centro da cidade, numa numa antiga área de boemia. Na verdade o Democráticos é um club social, mas que ao longo dos anos sempre promoveu bailes e festas em seu salão mediante ingressos pagos, mesmo para não sócios. E a frequência é bem popular.
Como tradicionalmente, neste ano de 2010, o clube promove em sua sede social bailes e noites de dança, inclusive domingueiras dançantes, geralmente à partir das 20 horas.
O local fica bastante animado para os amantes da dança e diversão. Dependo do dia da semana, se quinta, sexta ou sábado pode ser ao rítimo do samba, rítimos diversos ou noite de gafieira dançante ao rítimo de orquestra ao vivo. Mas é bom confirmar antes. O clube também tem sediado noites de forró às quartas feiras, geralmente após 10 da noite.
O Club dos Democráticos foi fundado em 1867 por um grupo de comerciantes portugueses adeptos da boemia. A denominação inicial era "Democráticos Carnavalescos".
O objetivo era promover todo tipo de atividade social, reuniões festivas e desportivas. O clube é um dos ultimos remanescentes das antigas "grandes sociedades" e que ainda mantém a tradição. Antes do surgimento das escolas de samba, a atração predominante do carnaval carioca eram os cortejos carnavalescos das "sociedades".
Estas sociedades eram clubes que desfilavam utilizando-se de alegorias e fazendo sátiras ao governo, e competiam entre sí de forma saudável. O Democráticos foi uma das mais importantes "sociedades", quando estas dominavam o carnval.
A edificação da sede atual é interessante exemplar do estilo Art-Deco, e foi construída em 1930.
Localiza-se na Rua Riachuelo, números 91/93, na Lapa, Centro do Rio, Telefone 2252-4611.
Para saber a programação e horário de funcionamento, melhor ligar antes ou consultar o site do club. Geralmente funciona aos domingos, às 20 horas, podendo haver também programações em dias de semana.