Rio de Janeiro AquiRio de Janeiro Aqui

Cristo Redentor - Obras de Restauração e Preservação

Monumento do Cristo do Redentor no Corcovado | Face

Sobre as obras de restauração da estátua do Cristo Redentor no Corcovado, quando este completou 80 anos em 2011, recebendo melhororias, reparos e uma nova iluminação do monumento baseada em tecnologia LED. Cariocas e turista agora encontram o monumento em estado de ótima conservação e fiel ao projeto original.

Obras de Restauração do Monumento

Como preparativo para as comemorações de seus 80 anso o monumento do Cristo Redentor no alto do Corcovado foi completamente restaurado que durou quatro meses.

Enquanto as obras ocorriam, imagem do Cristo ficou envolta por 89 tonelados de andaimes metálicos, e contou com a participação de mais de 160 trabalhadores, entre operários, engenheiros civis, arquitetos restauradores, arquitetos urbanistas, pesquisadores e assistentes.

A reinauguração da grande estátua ocorreu no dia 30 de Junho de 2011, e nesta noite o Cristo foi iluminado em cores verde e amarelo, uma alusão às cores da Bandeira do Brasil.

Para esta empreitada de restauração foi feita uma parceria entre a empresa Vale do Rio Doce a Arquidiocese do Rio de Janeiro, já que o monumento é parte do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado.

Durante as obras de restauração e limpeza, a estátua do Cristo Redentor era vista envolta em andaimes, como na época de sua construção. As fotos acima foram tiradas do Mirante do Pasmado, em Botafogo.

Cristo Redentor em obras

Estátua do Cristo Redentor envolta em andaimes.

Cristo Redentor com andaimes visto do Morro do Pasmado

Durante as obras de restauração e limpeza, a estátua do Cristo Redentor era vista envolta em andaimes, como na época de sua construção. As fotos acima foram tiradas do Mirante do Pasmado, em Botafogo.

Preocupação com Patrimônio Histórico e Sustentabilidade

O Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), acompanhou e fiscalizou as obras, já que se trata de monumento tombado, ou seja é preservado por lei, e não pode ser descaracterizado de sua aparência original.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também fiscalizou para garantir que a Mata Atlântica da reserva florestal onde o Corcovado se situa sofresse danos.

Reconstituição Fiel ao Projeto Original

A estátua que paira a 709 metros acima do nível do mar, no alto do Morro do Corcovado, completou 80 anos em 2011. Foi inaugurada em 193, possui 30 metros de altura, o equivalente à um prédio de 10 andares sendo que o pedestal da estátua possui 8 metros de altura.

A estátua é toda revestida de mosaicos de pedra-sabão, e muitas partes perdidas deste mosaico precisavam ser reparados.

Originalmente, para a construção estátua, a pedra-sabão veio de Minas Gerais. Para o restauro de 2011, os restauradores fizeram vir da mesma jazidade Minas mais de 60 mim pedras-sabão, mantendo assim a fidelidade do revestimento ao material usado originalmente.

Além de uma uma limpeza geral, entre outros reparos, os rejuntes foram refeitos e foram consertadas pequenas rachaduras.

A imgem do Cristo Redentor sobre o Corcovado foi eleita recentemente uma das Novas Maravilhas do Mundo, e certamente mereceu esta restauração que a deixou praticamente nova.