Jogos Competições Região Barra | Olimpiadas 2016
Sobre os jogos e competições que serão realizadas na região olímpica denominada Barra, mas que envolverá mais bairros da zona oeste do Rio de Janeiro além do próprio bairro da Barra da Tijuca.
Os jogos olimpicos e para-olímpicos serão realizados nos seguintes locais mostrados abaixo e apontados no mapa ao lado. O ponto maior é Parque Olímpico que engloba inúmeras construções e abrigará inúmeros jogos.
Parque Olimpico do Rio
O parque, um dos principais destaques das Olímpiadas, engloba inúmeros ginásios e arenas construídas na área do antiga autódromo de Jacarepaguá.
Muitas arenas, ginasios e estádios serão mantidos após os Jogos se integrando ao COT | Centro Olímpico de Treinamento que será um dos grandes legados das Olimpíadas.
Após o jogos, parte da área será usada para empreendimentos imobiliários previstos no projeto inícial.
Veja mais sobre o Parque Olímpico do Rio com sua planta de implantação e desenvolvimento.
Arena Olímpica do Rio
É a arena construída para o Pan-Americano de 2007 e portanto já está pronta para os Jogos de 2016. Atualmente possui o nome de HSBC, nome do patrocinador da edificação.
Competições:
- Ginástica Artística
Ginástica Rítmica
Ginástica de Trampolim
Basquetebol em Cadeira de Rodas
Centro Aquático Maria Lenk
Esta também é outra moderna construção que vem do Pan de 2007 e que será reaproveitada. O nome Maria Lenk é homenagem à uma grande atleta nadadora brasileira.
O estádio pertence à Prefeitura do Rio e mas está sendo administrado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Ao final da Olimpíadas, será integrado ao Centro Olímpico de Treinamento (COT). Será usado para competições nacionais e iternacionais, e também como local de treinamento de desportos aquáticos.
Competições:
- Nado Sincronizado
Saltos Ornamentais
Centro Olímpico de Tênis
O Centro Olímpico de Tênis será parte integrante de um complexo chamado Centro Olímpico de Treinamento (COT), que será uma herança dos Jogos de 2016. Serão construídas 16 quadras algumas com arquibancadas temporárias. Depois da Olímpiadas, ficarão 9 quadras como parte integrante do COT.
Competições:
- Tênis
Futebol de 5
Tênis em Cadeira de Rodas
Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos
De acordo com o projeto, terá 18 mil assentos temporários mas sua estrutura será permanente.
Após o término dos Jogos, a estrutura do Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos será integrada ao COT. A remoção dos assentos dará lugar para abrigar áreasa administrativas e de pesquisa do COT.
Competições:
- Natação
- Polo Aquático
- Natação para-olímpica
Hall Olímpico 1
- Basquetebol
Basquetebol em Cadeira de Rodas
Rugby em Cadeira de Rodas
Hall Olímpico 2
- Judô
Luta Olímpica
Bocha
Judô
Hall Olímpico 3
- Esgrima
Taekwondo
Voleibol Sentado
Hall Olímpico 4
- Handebol
Goalball
Velódromo Olímpico do Rio
Abrigará a competições de ciclismo de pista e paraciclismo de pista com capacidade para 5.800 assistentes.
É uma construção permanente e que ficará integrada ao COT. O Velódromo Olímpico além de ficar como legado para treinamento, será usado também como arena poliesportiva após os Jogos de 2016.
Competições:
- Ciclismo de Pista
Paraciclismo de Pista
Reserva de Marapendi
O campo de golfe para as Olímpíadas de 2016 está sendo construído na Reserva de Marapendi, na região da Barra, em meio à muita polêmica por ser considerada uma área de proteção ambiental e reserva ecológica da fauna e vegetação de mangues e restingas.
Esta reserva ecológica é também um parque com o nome de que também tem o nome de Parque Natural Municipal de Marapendi. Veja no mapa da Barra da Tijuca a localização do Campo de Golfe.
O local do campo de Golfe ficará entre a Lagoa de Marapendí (que está dentro da reserva) e Avenida das Américas que cerca a reserva. O campo ficará também à 5 kilômetros da Vila Olímpica e Paralímpica e terá arquibancadas provavelmente temporárias com capacidade para um público de 25 mil pessoas.Após o fim dos Jogos de 2016, pensa-se na área com um campo de golfe público. Entretanto, melhor seria se área fosse novamente usada apenas como local de lazer e reserva ecológica.
Competição:
- Golfe
Rio Centro
O Rio Centro é um dos maiores locais do Rio de Janeiro e América Latina para realização de eventos, convenções e organização de feiras.
Durante os Jogos Olímpicos de 2016 será utilizado para jogos e competições, e para tal terá instalações temporárias construídas no interior dos pavilhões que são imensos.
Clique sobre a imagem ao lado para ver as edificações ou pavilhões que compõem o complexo para eventos e sua localização na Barra da Tijuca.
Veja no mapa da Barra da Tijuca a localização do Rio Centro clicando neste link.
Pavilhão 2
As competições de halterofilismo e levantamento de peso serão realizadas em instalações temporárias erguidas no Pavilhão 2 do Rio Centro. O pavilhão conta com 13 mil m² de área e local deverá abrigar confortavelmente 6.500 assistentes.
Uma área separada deste pavilhão também será usada para treinamento de boxe para os atletas que estarão competindo em 2016. Entretanto as competições de boxe acontecerão no Pavilhão 5.
Após os jogos de 2016 todas as intalações olímpicas no local serão desmontadas e o pavilhão será usado como sempre para novos eventos. O treinamentos de atletas de halterofilismo e levantamento de peso para jogos futuros após 2016 serão feitos em instalações permanentes COT do Parque Olímpico da Barra.
Competições no local:
- Levantamento de Peso
Halterofilismo
Pavilhão 3
A competições de Tênis de Mesa tomarão lugar no Pavilhão 3 do Riocentro que posseui 25 mil metros quadrados. No local serão feitas instalações temporárias com arquibancadas para 4.200 assistentes na quadra principal e para 3.200 pessoas para assistência de preliminares. O local também será utilizado também para área de treinamento do tênis de mesa durante os jogos de 2016.
As instalações serão desmontadas após as Olimpíadas. Entretanto, após o final dos jogos, o tênis de mesa terá instalações permanentes no COT do Parque Olímpico do Rio, que fica muito próximo do Riocentro.
Competições no local:
- Tênis de Mesa
Tênis de Mesa paraolímpico
Pavilhão 4
As competições de Badminton serão realizadas no Pavilhão 4 do Riocentro. Este pavilhão possui uma altura interna livre de 12 metros, passui área de 25 mil m² e é bem climatizado.
As instalações para receber o torneio serão temporárias e desmontadas após o final dos jogos olímpicos de 2016. As arquibancadas temporárias acomodarão 6.500 pessoas.
Os treinos para futuras olímpiadas e competições de badminton serão feitos em instalações permanentes no COT ou Centro Olímpico de Treinamento do Parque Olímpico.
Competições no local:
- Badminton
Pavilhão 5
No Pavilhão 5 do RioCentro serão feitas instalações temporárias para as Olímpiadas de 2016. No local acontecerão as lutas de boxe e as arquibancadas serão montadas com capacidade para 9 mil pessoas. Instalações para treino também serão feitas no local.
Após as Olímpiadas, as instalações serão desmontadas, e pavilhão continuará a ser usado para futuros e diferentes eventos.
Entretanto, após os Jogos de 2016, os treinamentos de box para formação e preparação de novos atletas será feito no COT do Parque Olímpico.
Competições no local:
- Boxe