Ensaios no Sambódromo
Para quem dispõe de tempo na hora certa e no momento certo, uma boa idéia é visitar o Sambódromo ou Passarela do Samba para assistir os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Os ensaios acontecem entre Dezembro até datas próximas ao Carnaval, na Rua Marquês de Sapucaí, no Centro da Cidade, onde está localizada a também chamada oficialmente Passarela do Samba.
Ensaios das Escolas de Samba no Sambódromo
Os ensaios são um treino real para os desfiles das escolas de samba, diferindo apenas dos desfilos nos dias de Carnaval devido ao fato de que os participantes não usam fantasias e os carros alegóricos são substituidos por ônibus para demarcar os espaços. No mais, os participantes dançam e desfilam, e bateria, também sem fantaisa, toca da mesma forma que em um desfile.
Os ensaios, como foi dito mais acima, é uma preparação para o desfile oficial, e portanto todos os membros que irão tomar parte nos desfiles oficiais são convocados a comparecer.
Não é incomum ver inclusive celebridades e atores que vão participar do desfile oficial nos dias de carnval comparecerem aos treinos.
Estes treinos ou ensaios começam no mês de Dezembro e vão até alguns dias antes do Carnaval e normalmente são feitos nos fins de semana, de sexta feira até domingo. Antes de ir, é sempre bom verificar as datas.
Geralmente não é cobrado ingresso para assistir aos ensaios, entretanto é bom certificar-se antes.
Ensaios nas quadras das Escolas de Samba
Existem também os ensaios nas dependências da escolas de samba, que começam por volta de Agosto.
Não se trata de desfiles propriamente ditos, mas é um treino para a bateria, passistas, porta bandeiras e madrinhas de bateria.
Geralmente é comprado ingresso, e acontecem como se fosse um grande baile, e estes ensaios são realizados nas quadras das escola de samba.
Terreirão do Samba
Próximo ao Sambódromo do Rio de Janeiro, e também próximo ao centro da cidade, existe o Terreirão do Samba, um espaço criado para proporcionar shows e diversão para quem não está assistindo os desfiles das escolas de samba. Durante o carnaval, são organizados no local shows durante toda a noite, com entrada a preços populares.
Acima ao lado as instalações do Terreirão do Samba, que situa-se na Cidade Nova, ao lado do Sambódromo. Ao fundo vemos um grande edifício que cuja menor face faz fachada para a Av. Presidente Vargas. Este edifício é o popular "balança mas não cai". Na foto também acima, do lado direito, os portões de entrada do Terreirão do Samba.